sábado, 9 de julho de 2011

Estudo revela que jogos são os aplicativos mais baixados por donos de celular

Donos de iPhone são os que mais gastam tempo com o passa-tempo. Android vem em segundo lugar.
Imagem de Infinity Blade (Fonte da imagem: Divulgação/Chair)
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Nielsen, especializada em análises de mercado, jogos são os aplicativos mais baixados pelos donos de smartphones nos Estados Unidos.
A empresa analisou os dados referentes às vendas de aplicativos no país no mês de junho e descobriu 64% dos usuários baixaram games, 60% baixaram aplicativos de previsão do tempo e 56% baixaram aplicativos de redes sociais.
Comparando diferentes lojas, a empresa concluiu também que os usuários de iPhone são os que mais jogam no celular, gastando em média 14,7 horas por mês com a atividade. Em seguida estão os donos de sistemas Android (com 9,3 horas mensais), os usuários de Windows Phone 7 (com 4,7 horas mensais) e, em último, de Blackberry (com 4,5 horas mensais).
Por fim, o estudo descobriu também que 68% dos usuários de iPhone e de sistemas com Android ou Windows Phone 7 baixam jogos, contra apenas 24% dos donos de Blackberry, os usuários que menos jogam no celular.

Loja anuncia preço de Metal Gear Solid HD

Site da Gamestop sugere preço de Metal Gear Solid HD Collection. De acordo com a loja virtual a pré-compra do título sai US$ 49,99 — pouco menos de 80 reais.
A Metal Gear Solid HD Collection terá versões para PS3 e Xbox 360. O título ainda não tem data de estreia definida, mas é esperado para meados de novembro.
A coletânea HD de Metal Gear trará versões em alta definição do segundo e terceiro título da franquia — Sons of Liberty e Snake Eater —, além de uma adaptação de Peace Walker.

Kojima: criador de Metal Gear fala sobre a influência da tecnologia na criação de games

Fonte: Wikipedia
O criador da série Metal Gear Solid e vice presidente da Konami Digital Entertainment, Hideo Kojima, falou sobre seu ponto de vista em relação a como o progresso tecnológico afeta a produção e o desenvolvimento dos games. A entrevista foi feita pelo site Games Industry, no Gamelab, em Barcelona.
Kojima revelou que ele acredita que a tecnologia tem trazido diferenças culturais mais aparentes, uma vez que os games têm ficado cada vez mais reais em aparência e na própria semelhança com a realidade. O acréscimo dos recursos técnicos aumenta muito a possibilidade de expressão dos personagens, o que, segundo Kojima, nos coloca em um momento de transição semelhante ao que Charles Chaplin viveu — ele não precisava das palavras para se expressar, mas foi obrigado a colocá-las em suas obras.
Apesar de todo o aparato tecnológico já disponível, o criador de Metal Gear diz que ainda é preciso aprender a fazer uso dessas novidades e salienta o caráter hollywoodiano que os games estão assumindo. Mas, Kojima também aponta pontos extremamente positivos, declarando que fazer jogos é tornar o impossível, possível.
Hideo Kojima estava em Barcelona para receber prêmios pela Kojima Productions, em uma cerimônia fechada da Gamelab.

Confira os 125 veículos licenciados de Driver: San Francisco

Img_normalO enredo de Driver: San Francisco parece saído de um filme do Nicolas Cage, com um protagonista capaz de “possuir” o corpo de outros motoristas. Alheio a premissa fantástica, os desenvolvedores conseguiram as licenças oficiais de 125 veículos, ou seja, você jogará com carros autênticos.
Os veículos variam de muscle cars a modelos esportivos, todos com dados e características baseadas nos carros reais. Confira lista completa:
  • Abarth 500 (2008)
  • Abarth Fiat 695 ss Assetto Corse (1970)
  • Alfa Romeo 159 Ti (2009)
  • Alfa Romeo 8C Competizione (2007)
  • Alfa Romeo Giulia TZ2 (1965)
  • Alfa Romeo Giulietta (2010)
  • Alfa Romeo Mito (2009)
  • Alfa Romeo Spider Duetto (1966)
  • AMC Pacer (1980)
  • Aston Martin Cygnet (2011)
  • Aston Martin DB5 (1963)
  • Aston Martin DB9 Volante (2010)
  • Aston Martin Rapide (2010)
  • Aston Martin V12 Vantage (2010)
  • Audi A4 2.0 TFSI (2010)
  • Audi Q7 4.2 FSI quattro (2010)
  • Audi R8 5.2 FSI quattro (2010)
  • Audi RS 6 Avant (2008)
  • Audi S5 Coupe (2010)
  • Audi Sport quattro S1 - Rally (1985)
  • Audi TT RS Coupe (2010)
  • Bentley Arnage T (2005)
  • Bentley Continental Supersports (2010)
  • Cadillac CTS-V (2010)
  • Cadillac DTS (2010)
  • Cadillac Eldorado (1959)
  • Cadillac Escalade (2007)
  • Cadillac Escalade - Cop (2007)
  • Cadillac XLR-V (2009)
  • Chevrolet Bel Air (1957)
  • Chevrolet Blazer (2001)
  • Chevrolet C10 (1965)
  • Chevrolet C10 - Tow-Truck (1965)
  • Chevrolet Camaro SS (1968)
  • Chevrolet Camaro SS - Jones’ car (2010)
  • Chevrolet Camaro Z28 (1986)
  • Chevrolet Chevelle SS (1970)
  • Chevrolet Corvette (1960)
  • Chevrolet Corvette Z06 - Drift (2009)
  • Chevrolet Corvette ZR1 (2010)
  • Chevrolet Corvette ZR1 - Cop (2010)
  • Chevrolet El Camino (1973)
  • Chevrolet Impala (2006)
  • Chevrolet Impala - Taxi (2006)
  • Chevrolet Volt (2011)
  • DeLorean DMC-12 (1983)
  • Dodge Challenger R/T - Tanner’s car (1970)
  • Dodge Challenger SRT8 (2009)
  • Dodge Charger R/T (1969)
  • Dodge Charger SRT8 (2009)
  • Dodge Charger SRT8 - Cop (2009)
  • Dodge Grand Caravan (2009)
  • Dodge Grand Caravan - Taxi (2009)
  • Dodge Monaco (1974)
  • Dodge Monaco - Cop (1974)
  • Dodge Neon (2002)
  • Dodge Ram 3500 Laramie (2010)
  • Dodge Ram SRT10 - Jericho’s car (2006)
  • Dodge Viper SRT10 ACR (2009)
  • Ford Crown Victoria (1999)
  • Ford Crown Victoria - Cop (1999)
  • Ford Crown Victoria - Taxi (1999)
  • Ford F-150 XLT SuperCrew (2010)
  • Ford F-350 Super Duty (2008)
  • Ford Gran Torino (1974)
  • Ford GT (2006)
  • Ford Mustang Convertible (2008)
  • Ford Mustang GT Fastback (1968)
  • Ford Mustang Mach 1 (1973)
  • Ford RS200 - Rally (1985)
  • Ford Shelby GT500 (2010)
  • Ford Taurus SHO (2010)
  • GMC C5500 (2008)
  • GMC C5500 - Ambulance (2008)
  • GMC Savana - News Van (2005)
  • GMC Sierra (1998)
  • GMC Sierra - Monster Truck (1998)
  • GMC Vandura (1983)
  • Hudson Hornet (1951)
  • Hummer H3X (2009)
  • Jaguar E-Type (1966)
  • Jaguar XFR (2010)
  • Jaguar XKR (2010)
  • Jeep Wrangler (1988)
  • Lamborghini Countach LP400S (1978)
  • Lamborghini Diablo VT (1994)
  • Lamborghini Gallardo LP560-4 (2009)
  • Lamborghini Jalpa (1986)
  • Lamborghini Miura (1972)
  • Lamborghini Murcielago LP640 (2007)
  • Lamborghini Murcielago LP670-4 SV (2009)
  • Lancia Stratos - Rally (1974)
  • Lincoln Town Car (2010)
  • Maserati GranTurismo S (2008)
  • McLaren F1 (1997)
  • McLaren MP4-12C (2011)
  • McLaren SLR (2008)
  • Nissan 370Z (2009)
  • Nissan 370Z - Drift (2009)
  • Nissan GT-R (2010)
  • Nissan Skyline GT-R (R33) - Drift (1998)
  • Oldsmobile Cutlass 442 (1970)
  • Oldsmobile Vista Cruiser (1972)
  • Pagani Zonda Cinque (2009)
  • Pontiac GTO The Judge (1970)
  • Pontiac Lemans (1971)
  • Pontiac Solstice GXP (2009)
  • Pontiac Solstice GXP - Drift (2009)
  • Pontiac Trans Am (1975)
  • Pontiac Trans Am (1977)
  • Pontiac Trans Am (1980)
  • Range Rover Sport Supercharged (2010)
  • Ruf CTR 3 (2010)
  • Ruf CTR Yellow Bird (1987)
  • Ruf RK Coupe (2010)
  • Ruf RK Spyder (2009)
  • Ruf Rt 12 (2010)
  • Shelby Cobra 427 (1966)
  • Shelby GT500 (1967)
  • Volkswagen Camper (1965)
  • Volkswagen Scirocco R (2009)
  • Volkswagen Scirocco R - Rally (2009)
  • Volkswagen Baja Buggy (1963)
  • Volkswagen Beetle (1963)
  • Volkswagen Beetle Convertible (2009)

Codemasters revela vídeo inédito do jogo F1 2011

  • Em um vídeo divulgado hoje, a Codemasters exibiu pela primeira vez alguns momentos da jogabilidade de F1 2011, game marcado para chegar às lojas em setembro. Já em entrevista para o site VideoGamer, o designer-chefe responsável pelo título afirmou que o game rodará a 30 frames por segundo.
    De acordo com Stephen Hood, essa é uma decisão técnica que permeia todos os jogos de corrida da empresa, de forma a manter um ritmo consistente de desenvolvimento. O designer explicou a taxa de atualização afirmando que F1 2011 possui diversos sistemas e dinâmicas funcionando ao mesmo tempo, o que poderia causar quedas e picos na taxa de quadros por segundo. Sendo assim, o ideal foi mantê-la constante a 30 FPS.
    F1 2011 (Fonte da imagem: Divulgação/Codemasters)
    “Picos nos quadros por segundo acabam com a visão periférica. [Também temos] o ritmo da nossa engine de simulação, que é independente dessa contagem. Durante as corridas, o importante é a taxa de atualização desses sistemas”, explicou Hoods. De acordo com ele, a 30 FPS é possível manter de forma consistente os carros, o ambiente dinâmico e todo tipo de detalhes disponível em uma corrida real de Fórmula 1.

Conheça o menor fliperama do mundo

O arcade utiliza os componentes do Game Boy Advanced SP para rodar o game Space Invaders.

Os fliperamas fizeram parte da infância, adolescência e até mesmo da idade adulta de muitas pessoas. Mas, você já imaginou ter um arcade portátil? O usuário do YouTube Vcoleiro1 publicou um vídeo demonstrando o menor fliperama do mundo. Confira o pequeno gadget em ação no vídeo acima.
O inventor utilizou os componentes de um console portátil da Nintendo lançado na década passada, o Game Boy Advanced SP, para rodar o clássico game Space Invaders. Por sua vez, para confeccionar a estrutura do arcade, o inventor usou um material derivado da madeira, o MDF, com 6 milímetros de espessura.
A arte visual do aparelho foi adquirida nos sites Arcade Art Library e Vectorlib, sendo que as figuras precisaram ser redimensionadas. O joystick e os botões foram comprados pelos serviços de venda online Digikey e eBay, respectivamente. O arcade tem, aproximadamente, 18 cm de altura, 9 cm de largura e 11,5 de profundidade.
Curtiu a ideia do fliperama portátil? Caso você queira fabricar o seu, o usuário que desenvolveu a técnica pode enviar informações de como proceder. Para isso, entre em contato pelo email vcoleiro1@gmail.com. Ele só não garante que a jogabilidade seja confortável.

domingo, 3 de julho de 2011

Plano Nacional de Banda Larga: as pegadinhas que você não viu

O governo lançará a Banda Larga a 35 reais em 90 dias, porém com limite de downloads. Confira todos os detalhes sobre o assunto.
Depois de muita negociação por parte do governo e das empresas de telecomunicações, o Plano Nacional de Banda Larga realmente vai chegar ao consumidor final, uma iniciativa que pretende deixar todo mundo conectado na internet.
Logo do PNBL (Fonte da imagem: Ministério das Comunicações)
O plano foi oficialmente lançado em maio de 2010 e tem como objetivo disponibilizar conexão inicialmente para cerca de 14 milhões de casa, chegando a 40 milhões de domicílios até o ano 2014.
Desde o lançamento até hoje, o PNBL já contou com cortes no orçamento, nas metas estabelecidas e até no preço inicial para o consumidor. Inicialmente, a tarifa mensal seria de R$ 15, com velocidade de 512 kbps.

Em três meses

Porém, agora a Banda Larga vai, de fato, sair do papel. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que o novo PNBL será disponibilizado para o público em 90 dias, com um custo mensal de R$ 35 (por assinatura). A velocidade inicial do novo plano será de 1Mbps, um plano que grande parte das operadoras já oferecem.
Para os estados que aprovaram o corte da cobrança do ICMS proposto pelo governo, a Banda Larga Popular deve chegar ao valor de R$ 29,90. São Paulo, Distrito Federal e Pará fazem parte da lista dos que já aprovaram o projeto de isenção.
Vale lembrar que o valor de R$ 35 para o plano de 1 Mbps não é fixo. Segundo o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, esse valor sofrerá reajustes anuais, calculados a partir de índices setoriais dos serviços de telefonia e internet.

As pegadinhas

Apesar da grande espera pelo PNBL, o plano não pode ser tão vantajoso como muito se espera. Entre os problemas estão a limitação de banda para downloads e a qualidade do serviço prestado.

O limite de downloads

O mais grave certamente é o limite de downloads disponibilizados pelo plano. De acordo com o projeto, o usuário só poderá baixar um limite máximo de 300 MB por mês. Caso o usuário exceda esse total, será preciso pagar mais ou terá sua velocidade de conexão reduzida até o mês seguinte.
Tendo em vista que um vídeo de cerca de 40 minutos, em qualidade média (AVI), apresenta o tamanho total de 350 MB, fica mais do que fácil “liquidar” com o limite apenas baixando um arquivo só.
Já arquivos de 700 MB (tamanho de um longa-metragem em qualidade média) ultrapassam com facilidade o limite liberado para o plano. Para arquivos menores, os 300 MB equivalem a cerca de 60 músicas em MP3 ou quatro episódios de séries de TV de 20 minutos em qualidade mais baixa (RMVB).
Enquanto algumas empresas não contam com esse limite de downloads (como a GVT), outras apresentam em seus contratos limites para planos de 1 Mbps. Entretanto, em alguns casos, o usuário pode baixar até 80 GB antes de atingir o limite máximo proposto e ter a velocidade diminuída.

O acordo

Para fechar o acordo com as empresas de telefonia para oferecer a banda larga, o governo abriu mão das metas de qualidade do serviço, o que pode prejudicar o usuário final. A exigência em relação à qualidade havia sido feita pela própria presidente, meses anteriores.
Dilma em seu primeiro pronunciamento (Fonte da imagem: WikiCommons)
O que pode acontecer, portanto, é que aqueles que pagam menos, devido ao plano, recebam um serviço de pior qualidade do que outros usuários. Para completar, o PNBL vai se utilizar de cabos de fibra ótica de empresas privadas e governos estaduais, o que a torna dependente dos investimentos privados para expandir todo o projeto.

Não é em todo lugar

Apesar de ser um plano “Nacional”, a Banda Larga Popular não será disponibilizada em todos os locais daqui a 90 dias. Confira os estados que já tem cidades contempladas pelo plano:
  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Sergipe
  • São Paulo
  • Tocantins
Mesmo nos estados que já terão o PNBL, não serão todas as cidades que terão suporte ao plano de 35 reais. As ofertas para outras cidades serão, novamente, dependentes dos investimentos em fibra ótica das empresas de telecomunicação.
No lançamento do programa, apenas 100 cidades terão suporte à Banda Larga Popular, somando os 14 milhões previstos pelo governo. Nenhuma fica na Região Sul e apenas uma (Tocantins) está na região Norte.

"Soluções"

O problema da qualidade já foi comentado pelo Ministro das Comunicações. Segundo Paulo Bernardo, já existem dois regulamentos em tramitação na Anatel que tratam do assunto da qualidade mínima da internet fixa e móvel e devem valer a partir de 2012.
Para dar conta dos investimentos, empresas como a Telefônica, Oi, CTBC e Sercomtel vão cumprir uma meta anual, chegando aos municípios propostos até 2014. Caso isso não seja cumprido, o governo prevê punições e multas. Ainda não se sabe quais serão os valores de multas cobradas das empresas de telecomunicações.
Se discute ainda a criação de uma nova empresa com o apoio da Telebrás e Eletrobrás, que poderá investir nas redes de fibra óticas disponíveis no país.
Já em relação às cidades contempladas, o que se espera é que o PNBL evolua, oferecendo em novos locais a Banda Larga por um preço acessível a boa parte da população. O investimento deve ser progressivo, aumentando até 2014 as ofertas de internet para boa parte do país.
No que diz respeito ao limite de downloads, o que se espera é que ele aumente conforme a oferta de Megabits. Até 2014, o governo pretende oferecer internet de até 5 Mbps em uma escala bem maior, como parte do plano de expansão.
O que o governo espera é baixar o preço da internet pela metade, dobrando a velocidade de conexão. Segundo Bernardo, 70% das pessoas disseram não ter internet por causa do preço, portanto, o que se espera é uma "boa" adesão ao programa.

Batman Arkaham City

Novo video Batman Arkham city

 

Gears of War 3 vaza na internet



O usuário Phloxy do fórum gamer NeoGAF confirmou, nesta manhã, que uma versão em desenvolvimento de Gears of War 3 vazou na internet. Segundo a postagem, o game está com a campanha solo completa e todas opções multiplayer ativadas.
Ele ainda fez um alerta para que todos evitem assistir vídeos não oficiais no YouTube para não receber spoilers indesejados, além de dizer que tal versão encontra-se muito bugada, ou seja, longe da qualidade esperada para lançamento.

Muitas imagens e vídeos de Cavaleiros do Zodíaco: Sanctuary Battle

O game Saint Seiya: Sanctuary Battle, novo título dos Cavaleiros do Zodíaco exclusivo para PlayStation 3, esteve presente na Japan Expo, feira de cultura japonesa que está acontecendo em Paris, na França. O game pode ser experimentado rapidamente pelos que passaram pelo evento e, com isso, uma série de vídeos da jogabilidade foram filmados diretamente da tela, e podem ser vistos ao longo deste post.

É possível observar as dinâmicas de batalha e o uso do Cosmo. Seiya é mostrado enfrentando soldados comuns e também o Cavaleiro de Ouro Aldebaran de Touro em uma luta que envolve explosões e golpes para todos os lados.