sábado, 30 de abril de 2011

HP divulga novos notebooks corporativos


Depois do post de ontem sobre a novas máquinas corporativas da Toshiba, hoje é dia da HP mostrar seus notebooks voltados ao mesmo público. Ela anunciou os modelos EliteBook 8760w, 8560w e 8540w.

Os novos notebooks têm, respectivamente, 17, 15 e 14 polegadas. O modelo de 17 polegadas, maior e mais poderoso entre eles, pode ser equipado com processadores i5 e i7 e memória RAM a partir de 4 GB, podendo chegar a até 32 GB. A armazenagem de arquivos fica por conta de um HD de até 750 GB com 7200 rpm ou de um SSD de até 256 GB. O processamento gráfico pode variar de uma AMD FirePro M5950, com 1 GB de RAM GDDR5, até uma Nvidia Quadro 5010M com 4 GB de GDDR5.

Os modelos inferiores têm uma gama de configuração menor. Por exemplo, o modelo de 15″ tem como máximo para processamento gráfico uma Nvidia de “apenas” 2 GB. O modelo mais básico, de 14 polegadas, aceita apenas a AMD de 1 GB como possibilidade.

Ao contrário dos aparelhos da Toshiba, que têm um design bem surpreendente para um notebook corporativo, as máquina da HP já ficam um pouco mais comportadas, sem inovar tanto. São visualmente parrudas e simples.

A HP pretende lançar os novos modelos nos Estados Unidos no próximo mês. Os preços iniciais para cada um são de 1299 dólares para o de 14 polegadas, 1349 dólares para o de 15″ e, finalmente, 1899 dólares para o poderoso de 17 polegadas.

Positivo mostra novo tudo-em-um corporativo



A Positivo está lançando um novo tudo-em-um com foco no público empresarial. O modelo é o Positivo Master U800, que traz uma tela de 18 polegadas com gabinete integrado. A Positivo oferece uma gama de especificações bem grande, fazendo com que o preço se encaixe no perfil da empresa.

O all-in-one pode vir com os sistemas Windows 7 e Linux, além de processadores Atom, Celeron Dual Core e Core 2 Duo. Apesar de ser um lançamento, os processadores Intel Core ficam de fora das possibilidades de configuração. Além disso, o Positivo Master U800 também aceita até 4 GB de RAM e 500 GB de HD.

Para passar uma ideia de preço, com uma configuração com Windows 7 Professional 64 bits, Core 2 Duo, 4 GB de RAM DDR3 e HD de 320 GB, sai por 1749 reais. O equipamento é desenvolvido especialmente para empresas, sejam elas de pequeno a grande porte.

Primeiro protótipo de microdisplay OLED para realidade aumentada





O instituto alemão Fraunhofer IPMS anunciou que vai apresentar o primeiro protótipo do seu microdisplay OLED bidirecional com capacidade de rastrear a visualização.

No fundo é uma lente que tem a capacidade de mostrar informações além do que você vê. Ele também tem uma série de fotodetectores integrados e um software especial permitindo-lhe fornecer informações, dependendo de como você olha.

Por alguma razão, os criadores dizem que este modelo seria útil para as pessoas assistir a um filme enquanto caminha pela rua. Talvez não seja uma boa idéia, mas há muitos usos possíveis para a tecnologia (aplicações que vão além de decidir quando jogar bombas).

O protótipo será apresentado em meados de Maio na feira SID 2011, em Los Angeles.

Para hacker do PS3, "arrogância da Sony" causou vazamento de dados da PSN

Em seu blog oficial, GeoHot condena ataque e afirma que executivos da empresa pagaram o preço por não entender cultura hacker.


Após ser processado pela Sony por postar um código que permite o “desbloqueio” do PlayStation 3, o hacker GeoHot culpou a arrogância dos executivos da empresa pelo recente vazamento de dados dos usuários da rede PlayStation Network (PSN).

Atualmente proibido de hackear os produtos da fabricante japonesa, George Hotz publicou um post em seu blog acusando a empresa de pagar o preço por não entender a cultura hacker.

“Não vamos culpar os engenheiros da Sony por isso. A culpa é dos executivos que declararam guerra contra os hackers, riram da ideia de pessoas penetrando o forte que a Sony já foi, reclamaram incessantemente sobre pirataria e continuaram contratando mais advogados quando precisavam na verdade é de bons especialistas em segurança”, escreveu o hacker, que “fez as pazes” com a Sony por meio de um acordo apenas alguns dias antes da invasão à PSN. “Alienar a comunidade hacker não é uma boa ideia.”

Ícone hacker Hotz, que já era famoso por fazer jaibreak no iPhone, tornou-se uma espécie de “ícone hacker” depois de o departamento legal da Sony usar táticas pesadas, incluindo pedir ao juiz permissão para ver os endereços de IP de pessoas que visitaram o site do hacker – aparentemente querendo desencorajar os usuários de baixar e distribuir esse tipo de software.

A batalha entre Hotz e a Sony ilustra as tensões crescentes entre as companhias que constroem os produtos e os consumidores que os possuem – em especial, entusiastas hackers que querem modificar os aparelhos que compraram de forma legítima.

Hotz afirma ter hackeado o PlayStation para rodar o sistema Linux. Já a Sony alega que o software dele violou a lei de direitos digitais dos EUA, que proíbe a chamada engenharia reversa em proteções criptografadas.

Quando a rede online da Sony ficou offline na última semana, algumas pessoas pensaram que o ataque poderia ter acontecido em retaliação pela perseguição da Sony a Hotz.

Em seu blog, Hotz ainda aproveita para dizer que não teve nada a ver com o ataque e que condena tal prática. “Eu não sou louco, e preferiria não ter o FBI batendo à minha porta”, escreveu. “Rodar programas caseiros e explorar a segurança em seu aparelho é legal, mas hackear o servidor de outra pessoa e roubar bases de dados de informações de usuários não é legal.”

Entenda o caso No dia 26/4, a Sony anunciou que uma “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de créditodos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.

O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólares.

No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.

Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cartões podem perder US$300 milhões devido à invasão na sony

Em abril, hackers invadiram a PlayStation Network, da Sony, e roubaram nomes, endereços e possivelmente dados de cartões de crédito de 77 milhões de usuários.

Reuters. Por Maria Aspan e Clare Baldwin - As operadoras de cartões de crédito podem enfrentar mais de 300 milhões de dólares em custos de substituição se os clientes afetados pela violação de dados na Sony decidirem solicitar a substituição de seus cartões.

Analistas haviam estimado anteriormente que o incidente custaria mais de 1,5 bilhão de dólares à Sony, mas esta é a primeira estimativa quanto ao valor dos prejuízos para as grandes bandeiras de cartões de crédito.

"Não é um valor insignificante", disse Sanjay Sakhrani, analista da Keefe, Bruyette & Woods, à Reuters, durante uma conferência do setor de pagamentos em Miami Beach.

O FBI está trabalhando com promotores federais norte-americanos em San Diego para determinar os fatos e circunstâncias relacionados aos supostos crimes, declarou na quinta-feira Darrell Foxworth, porta-voz do FBI.

Cada cliente que tiver de substituir seu cartão pode custar às operadoras de cartões entre três e cinco dólares por cartão, disseram diversos analistas à Reuters, na quarta e quinta-feira. Os custos incluiriam o cartão em si, a remessa e diversos custos de atendimento ao cliente.

Em abril, hackers invadiram a PlayStation Network, da Sony, e roubaram nomes, endereços e possivelmente dados de cartões de crédito de 77 milhões de usuários. A Sony desativou a rede em 19 de abril, mas demorou cerca de uma semana para revelar que o sistema havia sido invadido por hackers e que dados de clientes podiam ter sido roubados.

As operadoras de cartões de crédito também podem perder negócios de clientes afetados pelo roubo de dados, mesmo que substituam os cartões rapidamente. Cartões novos demoram a ser ativados, e enquanto isso não acontece os clientes podem utilizar cartões diferentes, afirmou Julie Conroy McNelley, analista do Aite Group, em e-mail à Reuters na quinta-feira.

Os consumidores podem relutar em usar um cartão que vejam como de maior risco porque esteve envolvido em incidente de hacking, mesmo que a violação de segurança não seja responsabilidade da operadora do cartão, afirmou Conroy McNelley.


FIFA 12 terá sistema de contato e melhorias na inteligência artificial dos jogadores

Objetivo da Electronic Arts é recriar o comportamento humano dentro dos campos virtuais.


A Revista Oficial do PlayStation francesa deste mês trouxe novas informações sobre o aguardado FIFA 12. De acordo com a publicação, o novo título da franquia vai introduzir o chamado “Impact Engine”, um motor que promete tornar as faltas e colisões entre jogadores algo muito mais real.

A partir da edição de 2012 da série de simulação, o sistema de contato será aprimorado a um novo nível. Isso significa que batidas com ombros, joelhos e quadris serão sentidos e podem afetar o desenvolver de uma jogada, assim como acontece nos campos de verdade.

Outra novidade prometida pela Electronic Arts para a próxima versão é uma evolução na inteligência artificial dos jogadores. A edição afirma que, ainda graças ao Impact Engine, as lesões serão sentidas de modo mais perceptível ao longo da partida. Cansaço e problemas mais sérios poderão acontecer caso o técnico não tome alguma providência após uma entrada mais dura do time adversário.

Ainda falando sobre a IA, a Revista Oficial do PlayStation afirmou que FIFA 12 também terá o chamado AI Vision Game, uma mecânica que deve melhorar o passe de bola de seus parceiros e tornar os lances muito mais reais – o que deve trazer um aumento de dificuldade na hora de completar um lançamento, por exemplo.

Personalidades virtuais

utro aspecto é o lado mais humano de cada indivíduo, algo que também deve ser valorizado. Características de personalidade e de habilidade serão acentuadas e serão ainda mais sentidas, ou seja, jogadores menos experientes irão se sentir intimidados diante de Messi ou podem agir de modo mais agressivo contra Villa.

Por fim, a revista menciona algumas mudanças também na jogabilidade, como o uso do analógico esquerdo para a realização de alguns dribles diferenciados. Além disso, também foram confirmadas uma nova câmera mais próxima do campo e três arenas inéditas.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tudo que você precisa saber sobre o ataque à rede do PS3

PS Network sofreu "invasão externa" que vazou dados de usuários e está fora do ar há uma semana; saiba tudo sobre o caso

Após um silêncio que pareceu quase interminável, a Sony se pronunciou oficialmente ontem, 26/4, sobre o ataque e conseqüente fechamento de sua rede PlayStation Network (PSN). E as notícias não foram nada boas, já que a empresa afirmou que foram expostos dados pessoais dos mais de 70 milhões de usuários da PSN.

Na última semana, afabricante fechou o serviço aos usuários de seu console PlayStation 3 após detectar uma “invasão externa” em seus servidores. Para piorar a situação, a companhia se nega a discutir exatamente o que está acontecendo e a razão pela qual está demorando tanto para o serviço voltar a operar. Vale lembrar que a empresa disse originalmente que a PSN estaria de volta em “um ou dois dias” – a situação já dura uma semana e a nova previsão é cerca de mais uma semana a partir de ontem.

Para quem não conhece, a PlayStation Network permite que gamers joguem online uns contra os outros, acessem o serviço de música Qriocity e utilizem serviços de terceiros como Netflix e MLB.TV (alguns não disponíveis no Brasil). Por isso tudo, preparamos essa relação detalhada com os principais fatos desse caso que têm atormentado muitos jogadores de videogame na última semana.

Por que a PSN está offline?
A Sony diz ter fechado a rede na última quarta-feira, 20/4, após detectar uma “invasão externa” em seus sistemas. Não está claro o que isso significa, mas parece que um hacker mal intencionado conseguiu invadir a rede da empresa.

Além disso, em post publicado ontem a companhia afirma que entre os dias 17 e 19 de abril “determinadas informações de contas de usuários das redes PlayStation Network e Qriocity foram expostas como consequência de uma intrusão ilegal em nossa rede”.

Os meus dados foram expostos?
Sim. Como dito no início da reportagem, a Sony admitiu ontem por meio de seu blog oficial que foram expostos dados dos usuários como nome, endereço, país de residência, e-mail, data de nascimento e ID da PSN. Além disso, a empresa afirma que podem ter vazado também dados mais sensíveis como informações de cartão de crédito, mas lembra que não há nada que prove isso até o momento. Senhas e histórico de compras também podem ter vazado, segundo a empresa.

O que posso fazer?
A fabricante japonesa aproveitou o post para aconselhar seus usuários a “ficarem especialmente atentos a golpes por e-mail, telefone e correio que peçam por informações pessoais” e lembra que a Sony nunca pedirá informações como números de cartão de crédito.

A empresa também recomenda que quando a PSN e a Qriocity estiverem online novamente os usuários mudem imediatamente suas senhas, e que aqueles preocupados com possíveis fraudes de cartão de crédito entrem em contato com suas respectivas operadoras de cartão de crédito.

Outro pedido da Sony é para que os usuários que usem a mesma ID e senha da PSN/Qriocity para outros serviços ou contas não relacionados também as alterem.

psnetwork01.jpg

O grupo Anonymous não atacou a Sony neste mês?
Sim, no inicio de abril o grupo Anonymous iniciou um ataque contra o site Playstation.com. A Sony entrou na “mira” do grupo após ter processado o hacker George Hotz e outros que “desbloquearam” o console PS3 e então postaram suas descobertas na rede. O ataque original do Anonymous resultou em quedas intermitentes em alguns sites.

O Anonymous é responsável por esse novo ataque que resultou no fechamento da PSN?
O Anonymous negou ser responsável por essa chamada “invasão externa”, afirmando que “dessa vez nós não fizemos anda”. No entanto, o grupo não descartou a possibilidade de que alguns de seus membros possam ter agido por conta própria para derrubar a PSN. O Anonymous também sugeriu que a Sony pode ter tentado culpar o grupo pela sua própria incompetência após a fabricante afirmar no blog do PlayStation que estava investigando a “possibilidade de comportamento direcionado por um grupo externo.”

O que está acontecendo agora?
A Sony disse que está trabalhando para reconstruir seu sistema e trazer sua rede de volta o mais rápido possível, além de ter contratado uma empresa de segurança especializada para conduzir as investigações sobre o ataque.

Até o momento, a companhia não se pronunciou sobre quais as razões pelas quais sua rede estava vulnerável.

E vale lembrar que, no blog do PlayStation, a companhia afirma que a rede deve voltar ao ar dentro de uma semana.

Konami corta pela metade preço do "PES 2011" no Brasil

Boa notícia para os fãs de games de futebol no Brasil. Uma das principais franquias do gênero, “Pro Evolution Soccer 2011”, acaba de ter seus preços reduzidos pela metade no País. Assim, as versões do jogo para Xbox 360, Wii e PS3 estão custando 100 reais, a para o portátil PSP agora sai por 80 reais enquanto as edições para PC e PS2 continuam com o mesmo valor: 50 reais. Já é possível encontrar o game à venda com os novos preços nas principais revendas do País.

De acordo com a assessoria local da Konami, o corte de preços faz parte de uma estratégia da empresa para impulsionar ainda mais as vendas do título, que já seriam boas no mercado nacional segundo a produtora. No entanto, a empresa não abre números de comercialização do game.

pes201101.jpg

Game de futebol da Konami teve preços cortados pela metade no Brasil

Com narração do folclórico Silvio Luiz e comentários do jornalista Mauro Beting, o game chegou ao País no final do ano passado totalmente em português, além de trazer os cinco times nacionais que participaram da edição 2010 da taça Libertadores da América: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e o campeão Internacional, todos devidamente licenciados.

Recentemente, “PES 2011” também chegou ao recém-lançado portátil Nintendo 3DS, onde é atualmente o único game de futebol disponível já que a série rival “FIFA” ainda não tem data para chegar. Para saber mais sobre a nova versão do jogo, confira nosso review completo de “PES20113D”.

* Hehe, reconheceram a derrota.

E viva o Fifa dono de 75% do mercado de games de futebol.



Aparelho Promete desbloquear Xbox360 por USB

Bem aqui, agora!
User friendly: interface intuitiva, sem necessidade de solda;
Compatível com todos os modelos Fat (e em breve slim!);
Suporta a maioria dos jogos de Xbox 1 e Xbox 360;
Suporta a maioria dos sistemas de arquivos, incluindo NTFS, ext2/3/4 e Mac OS X;
Extensão;
Alta velocidade de interface USB 2.0;
Elegante bloco de controle USB para a seleção de jogos e controlae de sua x360key;
Poderoso sistema embarcado Linux rodando a partir de cartão Micro SD (incluído);
Linux firmware totalmente atualizável ​​a partir da mídia USB;
FPGA totalmente atualizável ​​a partir de mídia através de USB embutida JTAG no sistema;
Programação;
Modo de recuperação - é sempre possível para se recuperar de um mau flash;
Nenhuma unidade flasheada ou JTAG hack necessária;
Emulação do sistema de proteção AP 2.5;


Em um firmware vinda para você em breve:
Suporte para todos os modelos slim do Xbox 360;
Web Painel de Controle *


Trabalho em andamento:

Carregando jogos de compartilhamentos NFS e Samba *;
Suporte à Xbox Live;
Backup original de jogos de Xbox 360 para o disco rígido por USB.

* Requer dongle WiFi (vendido separadamente)


Notícia original em inglês: http://x360key.com/

Se isso for verdade, acabaram-se os problemas de wave, dash nova, APs, etc.

Para leigos em informática – solucionando problemas simples - Hehe, muito boa

Essas são para chorar de rir...

Meu micro tem um adesivo escrito "Intel Inside". O que é isso?
Significa que dentro do micro tem um processador da Intel e do lado de fora tem um fugitivo da Pinel.

Meu computador não liga, o que eu faço?
Dê o troco, não ligue pra ele também!

Ao ligar, o micro custa a carregar. Tem solução?
Sim, carregue seu micro até a lixeira mais próxima e jogue-o lá!

Ao iniciar, a bandeirinha do Windows aparece na tela duas vezes. Pra que serve isso?
É um sinal de que você é completamente imbecil e ainda insiste em comprar produtos da Microsoft.

O que faço com o botão Iniciar?
Clique nele, depois em Desligar, depois em Sim para Desligar o Computador e aguarde. Quando surgir a mensagem "seu computador já pode ser desligado com segurança" , puxe o fio da tomada, enrole no pescoço e aperte bem.

Pra que serve a opção Acessórios do Menu Iniciar/Programas?
Serve pra você colocar um toca fitas no seu micro, vidro fumê, roda de liga leve e volante de fórmula 1.

Pra que serve o botão Documentos do menu Iniciar?
Serve para você tirar sua carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor e atestado de insanidade mental.

E o botão localizar?
Serve para você encontrar seu provável pai entre os homens da vizinhança.

Prá que serve o botão Ajuda?
Serve pra você nunca clicar sobre ele quando estiver pensando em se jogar pela janela.

E o botão executar?
É ideal para você aplicar em seu irmão mais novo, que vive mexendo no seu micro.

Se eu clicar com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar, aparece a opção Explorar. Para que serve?
Para você arrumar uma mulher que te sustente.

Aliás, para que serve o Botão direito do mouse?
Para você apertar sempre que o botão esquerdo estiver cansado.

Meu micro tem Disco Rígido?
Sim, mas faça um upgrade e troque-o por um CD Duro.

O que é Upgrade?
É uma grade que fica em cima.

Como faço para rodar o Word?
Pegue o gabinete e gire-o rapidamente. O Word vai rodar até ficar tonto.

Como faço para salvar um documento?
Espere o documento tentar se atirar pela janela do word. Então, segure-o com firmeza.

Como dou nome para um documento?
Não se preocupe com formalidades. Pode chamá-lo pelo apelido.

Como deletar um documento?
Pegue uma borracha e fique passando na tela do micro até as letrinhas começarem a se apagar.

Posso utilizar tabela no Excel?
Pode, mas prefira anticoncepcionais.

O Power Point faz apresentações?
Faz, mas é muito tímido. Não espere por ele e apresente-se você mesmo.

Minha placa de vídeo tem 3D. O que é isto?
Doida, Doente e Débil Mental, como você.

O que é Protetor de Tela?
É um guarda costas que vai impedir que outras pessoas usem o seu micro.

O que é Papel de Parede?
Deixa de ser burro! É uma alternativa para decorar as paredes de sua casa.

Tenho um modem. Posso navegar pela Internet?
Pode, mas use um colete salva-vidas!

Como faço para baixar um arquivo?
Vá a um terreiro de macumba e faça um despacho.

A Internet transmite vírus?
Sim, e muitos. Ao navegar, sempre use camisinha.

O que é Correio Eletrônico?
É um sistema que envia o carteiro pela tomada elétrica.

Qual o melhor navegador, Netscape ou Explorer?
Nenhum dos dois, prefira o Titanic.

O que é homepage?
É uma casa feita com folhas de papel.

Por que o site da Microsoft está sempre congestionado?
Porque os técnicos estão ocupados consertando bugs.

O que é bug?
É um carrinho que parece um Jeep.

Quem é Bill Gates?
É uma espécie de All Capone do mundo da informática.


Como a Google ganha dinheiro?

Entenda como a gigante das buscas transforma as suas pesquisas em um negócio lucrativo e bilionário

Google domina a publicidade na web

Pesquisas, email, calendário, agenda, editor de texto e YouTube. É praticamente impossível navegar na internet nos dias de hoje sem deixar de passar por ao menos um serviço mantido pela gigante Google. Presente em praticamente todos os setores da web, uma de suas principais características é o fato de oferecer seus serviços ao grande público gratuitamente.

Entretanto, pare e pense um pouco. Se todos esses serviços que você consome são gratuitos, não importando o quanto você os utiliza, como a Google consegue transformar os seus acessos em dinheiro, a ponto de se tornar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e, segundo o instituto de pesquisa BrandZ, a marca mais valiosa do planeta?

De clique em clique

Anúncios e relevância. Essas parecem ser as duas palavras-chave para definir o segredo por trás de um dos maiores impérios tecnológicos construídos na história da internet. Somente em 2010 o faturamento chegou à casa dos US$ 20 bilhões, com lucro líquido médio de US$ 2 bilhões a cada trimestre.

Mas se você não paga nada por isso, de onde vem o dinheiro? A lógica é simples. Além de ter criado um dos mecanismos de busca mais eficientes já existentes, o Google utiliza espaços publicitários para exibir anúncios de contexto sobre assuntos relacionados à sua busca.

No destaque, anúncios de contexto

Um exemplo: digite “floricultura Curitiba” na página de buscas. Note que, no topo dos resultados e, eventualmente, na lateral direita deles, você verá listada uma série de floriculturas e links comerciais. Para estarem presentes ali, os comerciantes pagam pelo espaço. Os valores iniciam a partir de US$ 0,01.

Cada anunciante pode determinar se quer pagar por exibição do anúncio ou apenas por clique. Os anúncios de contexto são vinculados a palavras-chave digitadas pelo usuário. Assim, não faria muito sentido exibir anúncios de floriculturas se o termo buscado foi “computadores”. O segredo está em cruzar os dados e potencializar as possibilidades de clique.

Todos ganham

Além dos anúncios de contexto serem exibidos nos resultados da busca, eles estão presentes em muitos outros espaços. Vídeos do YouTube, barra lateral e superior de sua conta do Gmail e mesmo em aplicativos para smartphones. Basta clicar para ser direcionado para o site do anunciante.

Anúncio de contexto no Gmail

Além disso, para os proprietários de sites e blogs, o programa Google AdSense é uma fonte alternativa de renda. Assim, a Google intermedeia a colocação de anunciantes em potencial diretamente nas páginas de um blog que, do contrário, dificilmente seria encontrado por grandes anunciantes.

Ao clicar em um anúncio de contexto em um blog, por exemplo, parte do valor pago pelo anunciante é destinado àquele que cede o espaço. Assim, quanto maior for o número de visualizações, potencialmente maior será o número de cliques e, consequentemente, maiores serão os ganhos de todos.

Investimentos em tecnologia

Embora a Google seja uma das empresas que oferta sempre o que há de mais inovador em termos de tecnologias, o formato publicitário adotado permanece o mesmo. A busca de novas ferramentas, e melhorias às já existentes, serve, prioritariamente, como uma forma de atrair cada vez mais usuários e fidelizá-los aos seus produtos.

Entretanto, embora a maior parte das receitas da empresa advenha desse formato, ele não é único meio pelo qual a empresa adquire capital. O investimento em novas tecnologias e a criação de produtos sob demanda para grandes empresas é outra vertente por onde a Google recebe diretamente.

Anúncio no YouTube

Funcionando como espécie de intermediário entre as soluções que o usuário precisa e os clientes em potencial que as empresas - de pequeno, médio e grande porte - pretendem atingir, a Google consegue, com sua plataforma, gerenciar de maneira eficiente cerca de 30% do volume mundial de anúncios veiculados na web.

Há espaço para crescimento?

Sim, há muito espaço. O formato, embora questionado por muitos proprietários de grandes sites, não dá mostras de esgotamento - pelo contrário. Com a ampliação da utilização de apps em televisores e também da exibição de conteúdo sob demanda para as TVs, as possibilidades de interação crescem.

Se a Google opta por atrair todo e qualquer tipo de anunciante, mesmo aqueles que estejam dispostos a pagar apenas US$ 100 por espaços publicitários em grandes sites, empresas como a Apple, por exemplo, seguem outras apostas.

Anúncio sobreposto em vídeo do YouTube

A plataforma iAd tem funcionamento similar, mas foco completamente diferenciado. Ela é voltada para peças mais interativas e diferenciadas exibidas, naturalmente, com um custo maior.

Em resumo, anúncio e relevância permanecem sendo os grandes diferenciais, independente da empresa que conduz a negociação. Aquela que melhor conseguir aliar resultado para os anunciantes e praticidade para os usuários certamente conquistará com facilidade a liderança do mercado. Pelo menos por enquanto, esse posto é da Google.


Mito ou verdade: internet wireless é pior que conexões a cabo?

Vale a pena investir na passagem de cabos ou uma conexão sem fio dá conta do recado?

Apesar de todos os elementos que afetam a velocidade das conexões sem fio, não é preciso entrar em pânico e começar a espalhar vários cabos pela casa. Apesar de pesquisas que indicam que redes Wi-Fi possuem em geral 30% a menos de velocidade, quem usa esse tipo de conexão para tarefas comuns não tem nada com que se preocupar.

Quando o assunto é baixar arquivos, conversar em mensageiros instantâneos ou navegar pelo Baixaki, conexões wireless dão conta do recado muito bem. Porém, quem usa serviços que requerem mais da banda disponível, como conferências por VoIP ou jogos em rede, deve pensar seriamente em se conectar usando cabos na hora de realizar tais tarefas.

A questão principal na hora de usar uma conexão wireless ou a cabo é a seguinte: vale mais a pena ter uma conexão rápida, mas com limites severos de movimentação, ou compensa perder um pouco de velocidade para ter mais liberdade na hora de definir o local em que a conexão é estabelecida? Isso é algo que cabe a cada usuário definir baseado em seu dia a dia.

Quais as diferenças entre hub, switch e roteador?

Aprenda a distinguir entre os dispositivos e descubra qual deles é a melhor opção para montar uma rede.

Montar uma rede doméstica há muito deixou de ser tarefa exclusiva para técnicos em informática. Devido a equipamentos cada vez mais baratos e fáceis de configurar, dividir o sinal da internet e conectar diferentes computadores, em geral, é um processo simples e que envolve somente a conexão de alguns poucos cabos.

A confusão se dá na hora de comprar o aparelho responsável por intermediar os sinais enviados e recebidos entre as máquinas. Para quem entra em uma loja, hubs, switches e roteadores parecem palavras sinônimas – algo reforçado por vendedores que muitas vezes não fazem ideia das funções do que vendem.

Confira abaixo uma lista das principais diferenças entre esses dispositivos e esclarecimentos sobre quando usar cada um deles.

Hub

Ampliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/plugwash)O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”, o que dá uma ideia bastante clara do objetivo desses aparelhos. Com a função de interligar computadores em uma rede local, o hub recebe dados vindos de um computador e os retransmite para outra máquina. Durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações.

Assim, redes interligadas através de hubs costumam apresentar bastante lentidão, especialmente quando há muitas máquinas interligadas. Em uma rede com 10 máquinas, por exemplo, enquanto duas delas se comunicam, oito têm que esperar pela sua vez.

Um dispositivo do tipo pode contar com várias entradas para a conexão do cabo de rede de cada computador, e em geral é possível encontrar opções com 8, 16, 24 ou 32 portas. Porém, devido às limitações na transmissão de dados, atualmente os hubs foram completamente substituídos pelos switches.

Switch

Os switches são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

(Fonte da imagem: D-Link)

Com isso, a rede não fica mais congestionada com o fluxo de informações e é possível estabelecer uma série de conexões paralelas sem nenhum problema. O resultado é um maior desempenho e comunicação constante entre as máquinas, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar informações para o mesmo destinatário.

É possível encontrar no mercado switches com número variável de entrada, que podem ser conectados entre si para aumentar a rede. Como os problemas na comunicação são muito menores do que nas redes conectadas por hubs, praticamente todos foram substituídos por switches e é difícil encontrar alguma rede que ainda os utilize.

Atualmente, os aparelhos mais usados possuem o nome de “hub switch”, e possuem um preço econômico semelhante ao de um hub. Esse tipo de dispositivo é voltado principalmente para redes pequenas, com até 24 computadores.

Roteador

(Fonte da imagem: Linksys)Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.

São dois tipos de roteadores disponíveis no mercado, os estáticos e os dinâmicos. O primeiro sempre escolhe o menor caminho para enviar os dados, sem considerar se há alguma espécie de congestionamento. Já o segundo tipo detecta obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida para enviar dados, mesmo que o caminho percorrido seja maior.

Outra vantagem dos roteadores é a capacidade de interligar redes, tornando-os uma opção atrativa para grandes empresas. Alguns aparelhos também vêm equipados com recursos extras, como firewalls capazes de bloquear o envio de conteúdos indesejados entre as máquinas interligadas.

Aliado a outros dispositivos, os roteadores são essenciais para o funcionamento da internet. Ao permitir que diversas pequenas redes conversem entre si, os aparelhos fazem com que informações deixem de estar confinadas a um ambiente local e sejam compartilhadas por usuários espalhados por todo o mundo.



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Windows 8 poderá reconhecer rostos, ligar e desligar o PC automaticamente

Próxima versão do sistema da Microsoft identificará face do usuário, dispensando senhas tanto na hora do login quanto para navegar em sites.

Sabe-se há quase um ano que a Microsoft pretende incorporar ao Windows 8 – seu próximo sistema operacional – um recurso de reconhecimento facial, a fim de tornar a identificação do usuário por parte do computador mais segura e – porque não? – divertida.

Neste momento, parece que a gigante está mais próxima de tornar seu desejo realidade. A informação parte de alguns sites que vêm revelando versões em desenvolvimento do SO.

O Slashgear, por exemplo, diz que um aplicativo capaz de detectar a presença humana já acompanha cópias prévias do sistema, o que atesta as imagens divulgadas pela Windows8Italia.

Os detalhes são escassos, mas, em junho do ano passado, slides de uma apresentação da Microsoft que vazaram já davam conta de uma tecnologia do tipo, compartilhada com parceiros da empresa.

Login automático

A partir de 2012, microfones, câmeras, GPS, acelerômetros e sensores de temperatura serão componentes comuns nos computadores, o que permitiria ao Windows 8 interagir com os usuários de maneiras diferenciadas.

“Amish chega ao seu escritório”, lê-se em um dos slides revelados – uma das várias situações hipotéticas apresentadas. “O sensor de proximidade do computador detecta seu movimento e “acorda” o sistema. Ao sentar na cadeira, o computador já estará pronto. Reconhecerá seu rosto e fará o login automaticamente”.

“Finalmente, quando Amish se levantar e deixar a sala, seu PC perceberá, fará o logoff e desligará”, finaliza o texto.

Sincronização de senhas

Outra possibilidade é que o novo SO elimine a necessidade de preencher nomes de usuário e senhas em diversos sites.

“O Windows 8 pode incluir uma ferramenta que armazena de forma segura todos os dados do usuário, de modo a simplificar a experiência online”, diz um slide.

Tal recurso seria essencial para outra função que a Microsoft pretende oferecer: a sincronização das opções de personalização, favoritos e documentos entre computadores com o sistema.

A Microsoft já dispõe do recurso de reconhecimento facial em produtos como o Kinect e o Xobox Live. A Lenovo, por sua vez, já possui algo similar em seus notebooks desde 2007. Se a função se tornar uma função padrão do Windows 8, seria uma ótima maneira de aproveitar as câmeras integradas a grande parte dos PCs de hoje em dia.

O que uma placa-mãe top de linha deve ter?

Adquirir um novo componente de hardware nem sempre é uma tarefa fácil. E quando se trata da placa-mãe, a história é ainda mais complicada. Por ser um item que vai interligar os demais, a escolha dessa peça deve ser muito bem pensada.

Considerando a quantidade de fabricantes e a enormidade de modelos, fica ainda mais difícil definir por qual optar. Claro, quando se trata de uma placa-mãe para um computador básico, qualquer uma serve. Agora, se o consumidor busca um produto top de linha, o quadro muda totalmente.

Muitas especificações para analisar

As especificações são tantas que nem sempre optamos pelo que há de melhor no mercado. Pensando nisso, o Tecmundo decidiu criar este artigo para dar algumas dicas de quais configurações devem ser observadas na hora de escolher uma nova placa-mãe top de linha.

A placa deve ser “futureproof”

Um dos grandes problemas nos componentes de hardware está no curto prazo de “duração”. Não que as peças enferrujem ou estraguem com facilidade, mas a desatualização é inevitável. Você compra uma placa de vídeo, por exemplo, e em um ano ela já não consegue mais executar os jogos na qualidade máxima.

E pensando nisso é que ao adquirir um produto é importante avaliar se ele realmente é futureproof. Mas afinal, o que é futureproof? A tradução literal diz tudo: “à prova de futuro”. Isso significa que determinado item não vai se desatualizar tão facilmente.

Normalmente, padrões e conceitos são futureproof. Itens de hardware não deveriam aderir a essa característica, pois a evolução é constante. Ou seja, uma placa de vídeo ser futureproof não significa que ela vai ser eternamente boa. Todavia, indica que ela deve durar alguns anos com as tecnologias que utiliza.

O soquete certo

Como estamos falando de computadores robustos, nada mais lógico do que buscar placas que tenham suporte para os mais recentes processadores. No caso de desktops com CPUs da Intel, deve-se observar se a placa a ser adquirida traz o soquete LGA 1155. Modelos com esse tipo de encaixe possibilitam a instalação de CPUs Intel Core de segunda geração.

LGA 1155

Os usuários que estão interessados em montar um computador equipado com um processador AMD devem observar se a placa-mãe possui o soquete AM3+. Esse é o padrão de encaixe utilizado nas CPUs AMD Phenom II, as mais robustas da AMD.

Pode parecer irrelevante lembrar-se desse tipo de informação, entretanto, uma placa-mãe potente deve contar com o mais recente padrão de soquete, visto que as fabricantes de processadores não costumam retroceder em decisões quanto ao “encaixe” do processador.

A exceção

Se você se antecipou ao nosso artigo e visitou o site de algumas fabricantes, deve ter notado que as placas mais caras e robustas trazem o soquete LGA 1366. Esses modelos são compatíveis com as CPUs Intel Core de primeira geração. Não é recomendado adquirir uma placa desse tipo, pois a Intel não deve continuar investindo nesses processadores.

LGA 1366

Evidentemente, se você adquirir uma placa com o soquete LGA 1366, dificilmente terá problemas com desempenho. Um bom exemplo é a ASUS Rampage III Extreme. Esse modelo tem especificações bem superiores do que as que são encontradas em placas para processadores Intel Core de segunda geração. Todavia, insistir em uma tecnologia que está fadada ao abandono não é uma boa ideia.

Vem aí...

Em breve a AMD lançará seus novos processadores, os famosos Bulldozers. Essas novas CPUs serão compatíveis com o soquete AM3+, portanto, uma placa-mãe com esse tipo de encaixe deve comportar um dos novos chips da fabricante.

Entretanto, ainda não está definido se todas as placas atuais receberão atualizações de BIOS para esses novos processadores. Por isso, se você pensa em adquirir um Bulldozer, pode ser válido aguardar para adquirir a placa-mãe quando o processador já estiver disponível.

O chipset faz toda diferença

Como você bem deve saber, um dos motivos para que as placas-mãe apresentem diferentes características está na utilização de chipsets distintos. Placas com o chipset AMD 880G, por exemplo, trazem placas gráficas Radeon HD 4250 e suporte para muitas portas USB 2.0. Além disso, modelos com esse chip vêm preparados para trabalhar com memórias DDR3.

No caso de placas-mãe para processadores Intel, a presença de um chipset P67 é o mais recomendável. Esse chip é o mais avançado para CPUs Intel Core de segunda geração. Modelos com o P67 também trabalham com memórias DDR3, todavia não trazem um chip gráfico embutido. Outros chipsets AMD e Intel também podem apresentar excelentes resultados, porém, esses indicados são os que estão presentes nas placas top de linha.

Compatibilidade com memória DDR3 de alta velocidade

Considerando a instalação de um processador potente, fica claro que somente módulos de memória do tipo DDR3 poderão ser utilizados. Contudo, placas-mãe de baixo custo também trazem suporte para esses componentes. Então como diferenciar as placas nesse quesito?

Primeiramente é importante salientar que a quantidade de slots para a instalação das memórias é variável. Existem placas com suporte para CPUs Intel Core de segunda geração que trazem apenas dois espaços, enquanto que outras vêm com quatro slots. Já os modelos com soquete AM3+ normalmente vêm com quatro slots.

Suporte para DDR3 com até 2000 MHz de frequência

As placas-mãe para esses processadores têm uma semelhança: todas vêm prontas para trabalhar com memórias DDR3 de 1333 MHz. A única diferença está na frequência máxima suportada pela placa. Algumas possibilitam utilizar memórias com overclock, ou seja, que operam em uma “velocidade” acima do normal. Portanto, busque uma placa que trabalhe com memórias na frequência de 2000 MHz ou superior (isso pode ser útil no futuro).

Outro detalhe a ser observado é a quantidade de memória RAM que a placa-mãe consegue comportar. Existem placas que suportam a instalação de 32 GB de memória, enquanto que outras ficam limitadas a 16 GB. Como estamos tratando de placas top de linha, é importante procurar modelos que suportem 32 GB ou até mais.

SATA 6 Gb para alto desempenho

Assim como as memórias devem ser mais rápidas, os HDs devem trabalhar com maior velocidade. A rotação dos discos não aumenta, pois isso é uma propriedade do próprio HD. Contudo, a taxa de transferência de dados pode aumentar com a utilização do padrão SATA 6 Gb.

Placas top de linha necessariamente devem vir equipadas com um controlador que aceite discos que operem a 6 GB/s. Essa é mais uma característica que depende do chipset; no entanto, chipsets da Intel e AMD suportam esse novo padrão, o que significa que você não terá de se preocupar com isso na hora de comprar sua placa-mãe de alto desempenho.

USB 3.0 é imprescindível

Acompanhando a tendência da alta velocidade, a placa-mãe deve trazer portas USB 3.0. Encontrar uma placa que só tenha portas desse tipo é difícil, mas ao menos duas podem ser úteis. A presença de portas USB 3.0 não deve acelerar o desempenho do computador no uso do sistema operacional, mas pode fazer toda a diferença quando é preciso trabalhar com dispositivos de armazenamento removíveis.

Portas USB 3.0

Evidentemente, portas USB 3.0 só apresentam maior velocidade quando são conectados dispositivos compatíveis. Equipamentos que venham configurados para trabalhar na velocidade das portas USB 2.0 não terão ganho de velocidade.

Múltiplos slots PCI-Express

Como estamos falando de uma placa-mãe top de linha, fica evidente que seu PC será uma máquina robusta para rodar games ou aplicativos pesados. Tendo isso em mente, deduzimos que a instalação de diversas placas de vídeo é quase certa.

Para quem deseja utilizar placas de vídeo em configuração SLI ou CrossFireX, é preciso adquirir uma placa-mãe com múltiplos slots PCI-Express x16. Modelos de placas-mãe preparados para os processadores mais robustos comumente contam com dois ou três slots desse tipo.

Múltiplos slots PCI-Express

Entretanto, se você quer exagerar mesmo, é válido buscar uma placa-mãe que traga quatro espaços para a instalação de placas gráficas. Um modelo excelente para uma configuração de múltiplas placas de vídeo em CrossFireX ou SLI é a ASUS Maximus IV Extreme.

Adicionais são sempre bem-vindos

Para finalizar a escolha de uma placa-mãe top de linha é importante averiguar os adicionais. Alguns pequenos detalhes podem parecer irrelevantes, entretanto, fazem toda a diferença para quem está montando um PC preparado para o futuro.

Placas de rede gigabit já são comuns em muitas placas, porém, placas de rede sem fio são raras. Encontrar uma placa-mãe que traga tal componente é raro, mas, se possível, é o que existe de melhor. A presença de uma placa wireless significa que você não terá de ocupar um slot PCI com uma placa do tipo. Vale salientar que é ainda melhor optar por uma placa-mãe que traga uma placa de rede sem fio compatível com o padrão 802.11n.

Placa de som da ASUS Rampage III Extreme

Ainda tratando de conectividade, é interessante buscar uma placa-mãe que tenha o adaptador de Bluetooth já embutido. Placas assim são ainda mais raras, mas novamente vale a regra de economizar uma porta USB com um dispositivo que pode vir acoplado na placa-mãe. O Bluetooth já está em sua terceira versão, portanto, procure uma placa top que já seja compatível com o novo padrão.

Placas-mãe top de linha em geral vêm com placas de som de alta qualidade e com múltiplos canais. Apesar de ser comum, fica a dica para observar se o modelo escolhido realmente conta com uma placa de som do tipo. Sete ou oito canais é o recomendado para quem vai ter um PC pronto para jogos e filmes.

Boas compras

Basicamente essas dicas devem ser suficientes para você adquirir uma placa-mãe top de linha nos próximos meses. Claro que muitas dessas especificações vão mudar com o tempo, pois aos poucos surgem novos padrões, chipsets e soquetes. Entretanto, se você atentar para os detalhes aqui frisados e buscar sempre novas informações nos sites oficias das fabricantes, nunca errará na compra.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Confira agora algumas placas-mãe mais indicadas e não se esqueça de deixar seu comentário.

ASUS Maximus IV Extreme

Placa-mãe para processadores Intel

ASUS M5A88V EVO

Placa-mãe para processadores AMD

ECS P67H2-A

Placa-mãe para processadores Intel