quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mito ou verdade: internet wireless é pior que conexões a cabo?

Vale a pena investir na passagem de cabos ou uma conexão sem fio dá conta do recado?

Apesar de todos os elementos que afetam a velocidade das conexões sem fio, não é preciso entrar em pânico e começar a espalhar vários cabos pela casa. Apesar de pesquisas que indicam que redes Wi-Fi possuem em geral 30% a menos de velocidade, quem usa esse tipo de conexão para tarefas comuns não tem nada com que se preocupar.

Quando o assunto é baixar arquivos, conversar em mensageiros instantâneos ou navegar pelo Baixaki, conexões wireless dão conta do recado muito bem. Porém, quem usa serviços que requerem mais da banda disponível, como conferências por VoIP ou jogos em rede, deve pensar seriamente em se conectar usando cabos na hora de realizar tais tarefas.

A questão principal na hora de usar uma conexão wireless ou a cabo é a seguinte: vale mais a pena ter uma conexão rápida, mas com limites severos de movimentação, ou compensa perder um pouco de velocidade para ter mais liberdade na hora de definir o local em que a conexão é estabelecida? Isso é algo que cabe a cada usuário definir baseado em seu dia a dia.

Nenhum comentário: